Focada na saúde, nas forças e potenciais das crianças e adolescentes que atende, a Clínica Rara oferece tratamentos interdisciplinar de fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, terapia ocupacional, psicopedagogia e psiquiatria.
A Clínica Rara tem como objetivo facilitar o acesso das famílias a profissionais de diferentes especialidades, em um mesmo local, no mesmo dia da semana. Também, visa poupar o tempo dos pais, proporcionando um espaço de trabalho preparado com internet para que sigam com suas atividades, enquanto esperam seus filhos serem atendidos.
Desde um olhar humano, está localizada em uma casa, um ambiente acolhedor para os jovens e suas famílias, para que haja a sensação de comodidade, acolhimento, apoio e assistência de excelência.
O projeto terapêutico da Clínica Rara é de responsabilidade técnica do Psiquiatra da Infância e Adolescência Dr. Hewdy Lobo Ribeiro (CREMEGO Goiânia 9348, CREMESP 114681). O Dr. Hewdy traz sua experiência de 20 anos de São Paulo para Goiânia, tendo o Grupo Fractal como sua primeira parceria, para uma atenção integral de saúde e educação para seus alunos.
Apoiar crianças e adolescentes, suas famílias e escolas no encontro da melhoria da vida escolar, bem-estar e saúde mental, contribuindo assim para uma comunidade mais saudável e feliz.
Ser referência de atendimento humano e de excelência a crianças e adolescentes com dificuldades escolares, pelo trabalho de nossa equipe interdisciplinar, que potencializa as habilidades e a solução das dificuldades enfrentadas pelos jovens
Interdisciplinaridade, humanidade, empatia, acolhimento, visão holística, excelência, responsabilidade, parceria com família e escola, comodidade para a família.
A gestação da Clínica Rara ocorreu a partir do Dr. Hewdy Lobo Ribeiro, que é médico goiano psiquiatra da infância e adolescência, que fez carreira em São Paulo nos últimos 20 anos e agora está compartilhando esses conhecimentos com outros locais. Optou por começar na sua cidade natal, onde inclusive cursou medicina na Universidade Federal de Goiás com formatura em 2001.
O Dr. Hewdy sempre foi muito vinculado com a interface saúde e educação, tanto que durante a graduação lecionou no ensino médio com muita paixão. Depois de especializado continuou como docente em cursos de graduação e pós-graduação.
As experiências acadêmicas, clínicas e de pesquisa do Dr. Hewdy na interface educação e saúde mental / emocional de crianças e adolescentes começaram por volta do ano 2004, quando ocupou a função de médico assistente da Instituição Lar Mãe de Deus, na Zona Leste de São Paulo. Esta instituição tinha o perfil híbrido escolar e de saúde, para menores abrigados com necessidades especiais, desde retardo mental, passando por autismo ou apenas situações de abandono familiar. O trabalho ocorria focado nas discussões multiprofissionais com os membros da educação e da saúde, com a individualização dos atendimentos.
Outra experiência notória do Dr. Hewdy, nesta temática da interface saúde e educação de jovens, ocorreu quando exerceu inicialmente função de médico assistente de Enfermaria de Menores Dependentes Químicos, e depois ocupou a diretoria do Hospital Lacan de São Bernardo do Campo, com projeto de prestação de serviços para Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo. Os muitos desafios desta atuação profissional incluíam: gerir menores com dependência química e outras doenças comórbidas graves, relação com família em dificuldades diversas, manutenção do processo de aprendizado durante internação. Tudo isto com acompanhamento por Equipe Multiprofissional.
No dia a dia, o Dr. Hewdy atende crianças e adolescentes com dificuldades emocionais, comportamentais, relacionais e de aprendizado em trabalho combinado com psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos, com finalidade de tentar minimizar o uso de remédios por valorizar outras abordagens não medicamentosas.
O Dr. Hewdy, sempre na vanguarda, nos últimos dois anos está realizando tratamento com prescrição de Canabidiol, para perfil de pacientes com esta necessidade e perspectiva de melhora. Desta forma, alguns menores poderão ser beneficiados com esta modalidade de tratamento.
O Dr. Hewdy está trazendo para Goiânia este acúmulo de conhecimentos, experiências e vivências, com objetivo de facilitar o acesso das famílias para oportunidades de serem acolhidas e tratadas no mesmo ambiente, em horários convenientes, com estrutura para dar continuidade ao trabalho enquanto filhos recebem tratamentos. Enfim, a Clínica Rara oferta conveniência nos acolhimentos e tratamentos para menores com dificuldades escolares, emocionais e comportamentais.
Porque a proposta que apresentamos abaixo não se encontra com frequência nas instituições terapêuticas. Integração entre terapias, diálogo e troca de experiências com os profissionais de educação, espaço acolhedor para pacientes e familiares é raro.
Aqui relatamos parte de nossas propostas. Veja como o nosso projeto pode contribuir com as famílias em sua jornada.
Devido as terapias, que no geral são feitas no contra turno escolar, as famílias e pacientes são submetidas a compromissos que consomem boa parte do tempo disponível. Por isso um dos desafios de nosso projeto é contribuir para a adaptação da rotina familiar no que se refere a logística e mudança no orçamento. A quantidade de horas envolvidas em terapias e acompanhamentos implica diretamente na qualidade do tempo e dos gastos da família.
O tempo disponibilizado para esperar as sessões nas clínicas de saúde por vez consome o tempo livre e/ou de trabalho produtivo dos genitores ou responsáveis. Assim inovamos em dois aspectos:
Desde a LDB/1996 muito se tem avançado na legislação, que trata sobre a inclusão escolar das pessoas portadoras de deficiência, sendo que, na legislação, esse termo reúne, deficientes, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Um dos marcos da legislação, que trouxe grande impacto às unidades escolares foi a Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica – CNE/CEB nº2/2001, artigo 2º, que determina: “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizarem-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos”. Desse entendimento, que consideramos assertivo, intensifica as discussões quanto a “escolas inclusivas”. As discussões passam pela estrutura física, a formação de professores, currículos adaptados, metodologias de ensino, e tantos outros temas, sendo que na atualidade um tema premente é a relação dos profissionais da saúde e a escola. Em especial, como o diálogo entres esses e os agentes educativos podem contribuir para a formação cognitiva, afetiva e moral dos educandos.
Diante dos desafios expostos, a Clínica Rara inova, ofertando às escolas conveniadas, os seguintes serviços:
Um(a) profissional que irá mediar o diálogo entre os terapeutas e a instituição escolar. Os objetivos da ação desse profissional, são:
Diagnóstico médico gratuito.
Em síntese o nosso trabalho consiste em:
Sendo os dois primeiros dos tópicos dessa lista oferecidos de forma gratuita às instituições parceiras. Os estudantes encaminhados, pelas instituições conveniadas, serão recebidos pelo Doutor Hewdy Lobo e sua equipe, com o objetivo de verificar os possíveis diagnósticos. Em caso de necessidade será emitido o laudo médico com o encaminhamento para os profissionais que forem necessários.
Os laudos emitidos em nossa instituição não obrigam a família a realizar o tratamento em nossa clínica.
A proposta da Clínica Rara, busca a aproximação e o diálogo, de forma regular, entre terapeutas, agentes educativos e família, pois considerando os desafios existentes na proposta de que as unidades escolares devem ser inclusivas, a reflexão, a crítica e autocrítica, a busca de soluções conjuntas, o estudo diligente, e o olhar multidisciplinar, contribuem para o êxito de nossas ações.
Conte conosco, seremos parceiros de caminhada, de sua instituição escolar, para que sejamos de farto “escola inclusiva”.
A Rara é um espaço completo e multidisciplinar voltado para o acolhimento de crianças e adolescentes com autismo, TDAH, transtornos e dificuldades de aprendizagem e intercorrências comportamentais e emocionais.
É formada por uma equipe de fonoaudiologistas, psicólogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e psiquiatras, unidos por um objetivo comum: capacitar, fortalecer e guiar aqueles que enfrentam desafios como dificuldades de aprendizagem, questões comportamentais, altas habilidades, expressões afetivas limitadas, conflitos com limites e angústias emocionais.
Tudo dentro de um espaço que é um verdadeiro LAR em cada canto e abordagem.
A Rara nasceu para fazer a diferença, entregando à população um espaço inclusivo, sólido, credível, humanizado e completo.
O objetivo é atender pais, mães, responsáveis e escolas com um apoio realmente adequado e integral aos seus filhos e alunos que carecem de acolhimento, direcionamento e intervenções terapêuticas.
O projeto terapêutico da Rara Saúde Emocional é de responsabilidade técnica do Médico Psiquiatra da Infância e Adolescência Dr. Hewdy Lobo Ribeiro (CREMEGO Goiânia 8348, CREMESP 114681).
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (AMBULIM/USP) e Terapeuta Comunitário (UFC), Dr. Hewdy possui mais de 20 anos de bagagem nessa área de atuação, trazendo toda a sua expertise de São Paulo/SP para Goiânia/GO.
O diagnóstico, apoio, acolhimento, direcionamento e acompanhamento é a trajetória dos que adentram à Rara, compreendendo também as famílias dessas crianças e adolescentes, que precisam de tanto apoio quanto eles.
A palavra “acolher”, na Rara, compreende justamente todo esse processo que vai desde o entendimento das necessidades de cada família às ações a serem seguidas.
É um acolhimento multiplicado, alinhando todas as arestas, preenchendo as lacunas e proporcionando muito mais qualidade de vida aos envolvidos.
A fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e psiquiatria não existem, na Rara, como áreas distintas. Os profissionais trabalham em conjunto para que cada criança e adolescente sejam enxergados no TODO.
É fundamental salientar que a Rara Saúde Emocional estabelece essa via de mão dupla com as escolas, pois é essencial que professores e coordenação pedagógica tenham ciência do que é feito no tratamento, com a finalidade de promover um trabalho conjunto muito mais resolutivo, humanizado e respeitoso.
Uma jornada realizada em um só lugar!
A Rara representa comodidade para as famílias, pois a criança ou adolescente faz todas as terapias que precisa dentro da Rara, não sendo necessário o deslocamento de um lugar para o outro (fonoaudiólogo, psiquiatra, psicólogo etc.). A Rara tem uma equipe multidisciplinar justamente para compreender tudo o que cada criança ou adolescente precisa dentro de seu diagnóstico.
Além disso, a Rara tem um ambiente preparado para que os (as) responsáveis consigam prosseguir com suas atividades produtivas, como por exemplo, internet Wi-Fi para que possam trabalhar enquanto esperam os filhos.
Todos os casos são discutidos para que o tratamento das diferentes especialidades se dê de maneira conjunta, conectada e integrada. O olhar sobre a criança, adolescente e família sempre é holístico, e a intervenção de cada profissional faz sentido dentro do projeto terapêutico individual, definido e revisado por todos.
Prevenção > Psicologia Positiva > Terapia cognitiva-comportamental > Análise do comportamento aplicada > Teorias Pedagógicas > Abordagem Individual e Grupal.
A fim de promover a inclusão escolar de forma ainda mais relevante, a Rara também estabelece parcerias com escolas, no intuito de oferecer atendimento especializado – psiquiátrico, neurológico, psicológico, neuropsicológico, psicopedagógico e fonoaudiológico – aos (às) educandos (as) de instituições de ensino que possuem condições a serem avaliadas e acompanhadas.
Além disso, a Rara atua também apoiando projetos de inclusão em escolas, sobretudo no que tange ao treinamento de profissionais para lidarem com TEA, TDAH, dificuldades comportamentais, transtornos de aprendizagem e outros quadros na infância e adolescência.